Editoras, Distros e Livrarias

Bancas confirmadas:

Aldarull Llibreria (Barcelona)

Ardora sediçons anarquistas (Galiza)
É um colectivo da Galiza que procura criar um ponto de encontro entre activistas que partilham interesses semelhantes. Um espaço confortável para o debate e a crítica, assim como uma ferramenta para a acção anarquista.

Barricada de Livros
Colectivo que pretende editar textos ainda não publicados em português e que sejam representativos das visões e das práticas mais marginais do anarquismo.

Biblioteca BOESG – Biblioteca e Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada
O âmbito da BOESG é construir e disponibilizar um espaço que se destina a reunir, inventariar, arquivar e catalogar livros, documentos e filmes dos estragos gerados por esse mesmo sistema. Paralelamente também reunir outros livros, textos e filmes que possam contribuir para ultrapassar os estragos, disponibilizando-os para leitura e consulta e promovendo debates, exposições e projecções de filmes que incentivem a construção de um espaço social de análise crítica, práctica antagonista e acções inventivas e interventivas.
Tem como propósito: 1) mostrar como cada uma das especializações profissionais que compõem a actividade social contribuem para a degradação geral das condições de existência; 2) cartografar essa degradação expondo a produção de estragos como desenvolvimento autoritário onde a arbitrariedade é, na nossa época, a imagem invertida da liberdade possível; 3) indicar, onde se puderem discernir, as vias para ultrapassar essa paralisia do ser humano que os governantes, os proprietários e os tecnofílicos sonham tornar irreversível sobrecarregando o presente com próteses.

Centro Internacional de Pesquisa sobre o Anarquismo (CIRA, Marseille)
O principal objectivo do Centro Internacional de Pesquisa sobre o Anarquismo em Marselha é reunir, classificar e arquivar diferentes materiais relacionados com o anarquismo. O seu acervo é constituído por aprox. 6350 livros (5600 em francês, 450 em castelhano, 200 em italiano, 100 em inglês) e por milhares de brochuras.

Ediciones de La Torre Magnética (Madrid)
Projecto editorial do Grupo Surrealista de Madrid.

Edições Lua Negra
A Lua Negra é um coletivo editorial que aborda a interseção entre o feminismo e a abolição das prisões.

Editions du Monde Libertaire
As Editions du Monde Libertaire, da Federação Anarquista Francófona, procuram disseminar ideias e projectos libertários para o maior número possível de pessoas no sentido de fornecer ferramentas para a acção na luta social.

FIBRA – Frente de Imigrantes Brasileiros Antifascistas do Porto
FIBRA é uma frente de imigrantes e estudantes brasileiros antifascistas e progressistas residentes no Porto.

Gato Vadio
Livraria, café-bar e espaço de intervenção.

GERA – Grupo Erva Rebelde Anarquista/ Publicações CasaViva/ GAP – Grupo Acção Palestina

Go.S.A – Grupo Saúde Anti-autoritária

Jornal Mapa
O MAPA é um projeto de informação crítica que edita, trimestralmente, o jornal MAPA em papel e anima o site jornalmapa.pt.
O MAPA é uma ferramenta na divulgação das ideias e dos debates que se desenvolvem em torno de lutas sociais, ambientais e económicas, que nascem na sociedade portuguesa e no resto do mundo.

Ké Animal Es Ese Gato
Editora auto-gestionada e independente. Promove activamente a criação, reprodução e difusão sobre a ética do DIY e o anti-copyright.

Librería Eleutheria (Madrid)
Eleutheria é uma livraria cooperativa onde podemos encontrar todo o tipo de livros usados, nomeadamente aqueles que podem ser ferramentas contra a economia, o trabalho, a especialização do pensamento, o progresso, o Estado e toda a autoridade. Podemos também encontrar no seu espaço, situado no Nosaltres Ateneo Cooperativo, fanzines, revistas, comics, etc.

Livraria Letra Livre
Uma pequena livraria alternativa, de livros novos e usados, localizada no centro de Lisboa especializada em literaturas de língua portuguesa e ciências humanas.

Livraria Utopia
Livros Novos e Usados, Edições: & etc, Edições: Averno, Edições: Livraria Letra Livre, Edições: 7 nós, Edições: Fenda, Edições: Pianola, Edições: Alambique, Edições: Maldoror.

Novas da Galiza
Investigação, análise e denúncia social. A actualidade dos movimentos populares galegos mês a mês.

OFICINA ARARA
Colectivo fundado em 2010. Sediado num beco do Porto, é um laboratório de actividade psicotrópica e de inflamação sónico-visual, equipado para trabalhar em serigrafia sob a mecânica autística da sua Brutemberg. É projectado como um espaço autónomo e aberto de experimentação em torno da produção de cartazes, livros e outras criações, tentando estabelecer uma relação directa, contínua e ininterrupta entre o acto de desenhar e a impressão de múltiplos.

Pandorca Distro/Colectivo Rata Dentata
Plataforma dedicada à distribuição, produção e tradução de diferentes tipos de materiais com o objectivo de aprofundar a construção do pensamento crítico e a prefiguração de novas formas de resistência. Principais temáticas: transfeminismo, (anti)especismo, anarco-queer, anarquismo, branquitude e descolonialidades, anti-capitalismo, anti-Sistema, anti-Cistema.

Piri Lampa .bixu ArteSana.

Terra Viva / Terra Vivente A.E.S
Associação criada em 1980 dedicada à ecologia social e a problemáticas sociais e ambientais abordadas segundo uma perspectiva holística com vista a soluções práticas e concretas.

Tortuga
Tortuga é um espaço não-comercial de distribuição de livros, fanzines, vinis, etc.